Nas Notícias

Diretora do Panteão diz que jantar aconteceu “de acordo com regulamento” e que “não há corpos” naquele local

A diretora do Panteão Nacional, Isabel Melo, afirmou este domingo que a realização do jantar de encerramento da Web Summit naquele espaço aconteceu “de acordo com o regulamento que está em vigor” e que, naquele local, “não há corpos”, “apenas homenagens”.

Em declarações ao jornal Público, Isabel Melo sublinha que não se demite devido à recente polémica sobre o jantar da Web Summit no Panteão Nacional e que o mesmo foi autorizado por “quem tem de autorizar”, referindo-se à “Direção Geral [do Património Cultural]”.

“O que aconteceu na sexta-feira foi um jantar entre outros que se realizam aqui no corpo central do monumento de acordo com o regulamento que está em vigor”, esclareceu.

Quanto à utilização do Panteão Nacional como espaço apropriado para este tipo de eventos, Isabel Melo defendeu-se novamente com a legislação em vigor.

“Não tenho essa opinião, nem posso ter. Há um regulamento feito por quem de direito e nós cumprimos esse regulamento”, afirmou.

A responsável fez questão de esclarecer a “confusão”, dizendo que naquela sala “não há corpos”. “Há sempre essa confusão. Sempre que há algum evento aqui no corpo central, as salas tumulares estão fechadas”, explicou. “Aqui neste sítio não há nenhum corpo. São apenas homenagens”, frisou.

Recorde-se que a realização do jantar no Panetão Nacional tem estado no centro da polémica, sendo catalogado de “ofensivo” por António Costa. Jorge Barreto Xavier, ex-secretário de Estado da Cultura e autor do despacho que permite este tipo de eventos, lamenta a posição do Governo defende que este está a fugir às responsabilidades.

Entretanto, Paddy Cosgrave, o fundador da cimeira tecnológica, já apresentou as suas desculpas a Portugal.

 

 

Em destaque

Subir