Mundo

Dilma encerra visita aos EUA assumindo compromisso: apostar na Educação no Brasil

dilma_rousseffNo último dia da visita oficial aos EUA, Dilma Rousseff, Presidente do Brasil, visitou a prestigiada Universidade de Harvard, onde pôde verificar um exemplo de excelência de ensino. E foi inspirada por Harvard que Dilma prometeu apostar na Educação, no Brasil. Os EUA serão um parceiro para este desígnio.

Dilma Rousseff assumiu, num discurso na Universidade de Harvard, as carências do ensino no Brasil e prometeu dedicar esforços para que essas lacunas sejam suprimidas, ao longo dos próximos anos.

As evoluções no campo económico, que conferem ao Brasil alguma pujança, serão um trunfo a utilizar nas políticas de Educação por parte de Rousseff, durante o seu mandato, até porque os brasileiros enfrentam problemas “gravíssimos”.

E com a Educação como paixão, Dilma despediu-se dos Estados Unidos, regressando ao Brasil com um plano, que será aplicado “desde o jardim de infância à pós-graduação”, não só para corrigir “défices”, mas também “para promover a investigação científica” no seu país.

Dilma Rousseff encontrou-se com Barack Obama, uma reunião entre os dois chefes de Estado, onde serão debatidos diversos assuntos de interesse de ambos os países.

Nesta visita, tentou encontrar soluções para a falta de trabalhadores qualificados no Brasil. A visita à Universidade de Harvard enquadra-se nesse objetivo. Além de um encontro com estudantes bolsistas brasileiros e com a comunidade científica local, a chefe de Estado brasileira visitou o Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Os EUA são uns dos principais parceiros comerciais do Brasil, sendo que no último ano o fluxo bilateral de comércio atingiu os 45 mil milhões de euros, perfazendo 12,4 por cento do comércio exterior brasileiro.

Os últimos anos foram de grande crescimento económico para o país e Dilma Rousseff pretende seguir o legado de Lula da Silva, continuando a combater o desemprego e fazendo prosperar um dos países com mais potencial economia do mundo.

A falta de formação profissional preocupa a presidente do Brasil, principalmente nas áreas da engenharia. Dilma promete solucionar este problema, fazendo crescer o número de qualificados no país.

Em destaque

Subir