Velocidade

Dificuldades para Tiago Monteiro na qualificação em Xangai

tiago monteiro china2Tiago Monteiro sentiu enormes dificuldades na qualificação para a ronda chinesa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, que domingo se disputa no Circuito Internacional de Xangai, não indo além do 17.º tempo, que o atira para a nona fila da grelha de partida.

O piloto português da Honda não se mostra surpreendido com o resultado, apesar de nos treinos de sexta feira ter conseguido ser o mais rápido. Tiago considera que atendendo á natureza do traçado de Xangai, o Civic 1.6 T está, nesta fase de desenvolvimento, em desvantagem.

“Tinha consciência que seria um fim de semana mais complicado do que em Suzuka, pois este é um traçado com muitas retas longas, que nesta fase de evolução do carro são penalizadoras. Este foi o resultado esperado, apesar de, com menos tráfego e um pouco mais de tempo para explorar os pneus, talvez tivesse sido diferente”, diz o piloto do Porto.

“Continuo a sublinhar que o importante nesta altura é ajustar o Honda Civic às condições que vamos encontrando e recolher dados para trabalharmos após o final desta época. Não houve qualquer evolução do carro desde Suzuka, pelo que sabíamos o que iriamos encontrar”, refere ainda Tiago Monteiro.

Apesar de se ter pela primeira fase da qualificação, e ter ficado a mais de segundo e meio da ‘pole position’, conseguida por Alain Menu, o piloto português acredita que é possível repetir o top dez conseguido em Suzuka.

Mais difícil será alguém bater os Chevrolet, pelo menos na primeira corrida de Xangai, já que Menu e Yvan Muller, o líder do campeonato, monopolizam a primeira linha da grelha de partida, com o húngaro Norbert Michelisz a surgir no terceiro lugar, antecedendo o último dos Cruze oficiais, o do inglês Robert Huff.

 

Resultados da qualificação:

1.º Alain Menu (Chevrolet Cruze) 1m54,383s

2.º Yvan Muller (Chevrolet Cruze) 1m54,409s

3.º Norbert Michelisz (BMW 320 TC) 1m54,523s

4.º Rob Huff (Chevrolet Cruze) 1m54,582s

5.º Colin Turkington (Chevrolet Cruze) 1m54,777s

6.º Stefano d’Aste (BMW 320 TC) 1m55,142s

7.º Pepe Oriola (SEAT Leon) 1m55,325s

8.º Alex MacDowall (Chevrolet Cruze) 1m55,378s

9.º Gabriele Tarquini (SEAT Leon) 1m55,451s

10.º Tom Coronel (BMW 320 TC) 1m55,720s

(…)

17.º Tiago Monteiro (Honda Civic) 1m55,742s

 

Em destaque

Subir