Nas Notícias

Diabo-da-tasmânia: Férias forçadas na ilha Maria podem salvar a espécie da extinção por cancro

diabo tasmaniaA Austrália quer salvar o diabo-da-tasmânia da extinção e mandou 15 exemplares para um território selvagem. Numa altura em que uma epidemia de cancro ameaça dizimar a espécie, 15 ‘diabos’ foram levados para umas férias forçadas na ilha Maria, ficando livres do parasita fatal.

A ilha da Tasmânia, na Austrália, é o lar do diabo-da-tasmânia, um mamífero marsupial ameaçado da extinção. Uma epidemia de cancro tem dizimado a população, com a particularidade de ser uma doença contagiosa – de tumor facial evoluiu para um parasita, capaz de se transmitir para outros animais – e altamente fatal, provocando a morte em cerca de seis meses.

Enquanto não é fabricada uma vacina contra esta doença, as autoridades australianas querem salvar o diabo-da-tasmânia, optando pela colonização de um pequena ilha a cinco quilómetros da Tasmânia. Assim, 15 animais já foram levados, em novembro, para umas férias forçadas na ilha Maria, na qual a espécie nunca tinha estado.

“A relocalização para a ilha Maria foi delineada para estabelecer uma população saudável e autossustentável de diabos-da-tasmânia num território sadio, onde estivesse protegida da interação com a epidemia do fatal tumor facial”, explicou o ministro do Ambiente, Brian Wightman, citado pelo Telegraph.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir