Nas Notícias

Dia Nacional de Luta Contra a Dor assinalado no Hospital de Santo André

depressaoEnfermeiros e equipa médica da Unidade de Dor do Hospital de Santo André (HSA) assinalam o Dia Nacional de Luta Contra a Dor, que se celebra a 14 de outubro. A iniciativa pretende fornecer informações úteis sobre as dores aguda e crónica.

Sessões de aconselhamento e esclarecimento junto dos utentes estão previstas para esta quarta-feira, no átrio da consulta externa do HSA, entre as 08h30 e as 17h00.

A iniciativa terá como principal objetivo fornecer informações úteis, esclarecer a população em geral sobre a dor aguda e a dor crónica e, simultaneamente, avaliar o nível de dor da população do distrito de Leiria.

A dor interfere no bem-estar e nas necessidades fundamentais da pessoa, influenciando a sua qualidade de vida. Neste contexto, a Unidade de Dor do HSA realiza vários programas de promoção de competências juntos dos utentes, de forma a contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, e para o decréscimo dos seus níveis de dor.

A realização das sessões de esclarecimento e aconselhamento pretende envolver e sensibilizar a população em geral, ajudando não só os utentes que sofrem de dor crónica a lidar com o problema, mas também familiares e amigos.

Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do HSA, salienta que “é fundamental que os nossos profissionais desenvolvam iniciativas que possam dar continuidade trabalho que desenvolvem diariamente, transpondo as portas dos serviços onde prestam os cuidados aos utentes”.

“Os cuidados prestados pela Unidade de Dor do Hospital não se limitam aos doentes que sofrem de dor crónica, é essencial sensibilizar familiares, amigos, vizinhos para este problema que atualmente afeta cerca de 30 por cento da população portuguesa”, acrescenta.

Em 201, a Semana Europeia da Dor Crónica está em curso. Arrancou ontem e prolonga-se até à próxima sexta-feira, 14 de outubro.

Em destaque

Subir