Mundo

Dia Mundial da Criança: Defender direitos, proteger crianças

O Dia Mundial da Criança é celebrado em quase todo o mundo a 1 de junho. Portugal adotou esta data, mas o Dia Mundial da Criança é oficialmente assinalado a 20 de novembro, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas como Dia Universal das Crianças.

 Os países definiram datas diferentes para assinalar um dia mundial, sendo que em Portugal – e em dezenas de outras nações – o Dia Mundial da Criança é festejado a 1 de junho. Foi precisamente a 1 de junho de 1950 que em todo o mundo se celebrou este dia.

Após a II Guerra Mundial, muitas crianças ficaram órfãs e tiveram de garantir o seu próprio sustento. Outras tiveram de assegurar o sustento de famílias destroçadas. Esta realidade veio provocar a criação de uma Declaração dos Direitos da Criança.

Oficialmente, a Organização das Nações Unidas escolheu 20 de novembro, precisamente a data em que aquela declaração foi aprovada. O Dia Mundial da Criança pretende ser uma homenagem e uma chamada de atenção para os direitos das crianças, defendendo os direitos e protegendo as crianças.

Em destaque

Subir