Mundo

Devem os nossos avós ter uma conta no Facebook? Estudo dá a resposta

facebook idosoDevem os nossos avós ter uma conta no Facebook? A Universidade do Arizona fez um estudo, no sentido de encontrar respostas. As conclusões não deixam margem para dúvidas: definitivamente, sim. Os idosos que interagem na rede social têm uma capacidade cognitiva melhorada em 15 por cento, ao cabo de apenas oito semanas.

Nesta pesquisa da Universidade do Arizona (EUA) foram avaliados os potenciais benefícios da utilização das redes sociais por parte de pessoas com mais de 65 anos de idade. E as conclusões são evidentes, no que diz respeito à melhoria das capacidades cognitivas.

A explicação encontra-se no facto de as redes sociais – a par das próprias consolas de jogos – ajudarem a manter o cérebro ativo. O Facebook é particularmente eficaz por uma razão: uma vez que o mural está em constante atualização, o seu utilizador obriga o idoso a procurar, em poucos segundos, aquela informação que mais lhe interessa.

Ou seja, a busca de dados obriga o cérebro do idoso a funcionar mais rapidamente do que qualquer outra atividade. Estes são os resultados preliminares de um estudo de Janelle Wohltmann, estudante graduada no departamento de psicologia daquela universidade.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir