Nas Notícias

Detido um suspeito, na Indonésia, que traficava aves ameaçadas dentro de garrafas

???????????????????????????????

Na Indonésia, um contrabandista foi apanhado a tentar enganar os serviços alfandegárias. ‘Esborrachadas’ dentro do que pareciam ser garrafas de plástico com água estavam mais de duas dezenas de catatuas de crista amarela, uma espécie ameaçada de extinção. As aves foram depois soltas numa mata.

A ganância e os maus-tratos não compensam, especialmente quando dá lugar a atos criminosos num país onde a justiça tem a mão pesada, como a Indonésia.

Um homem foi detido após tentar enganar os serviços alfandegários do Porto de Tanjung Perak, na província de Surabaya, tentando fazer passar mais de 20 catatuas de crista amarela, uma espécie classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza como “ameaçada de extinção”.

De acordo a polícia indonésia, o contrabandista ‘enfiou’ as aves no interior de garradas de plástico, que de relance pareciam normais garrafas de água.

De acordo com os especialistas, na região só restam cerca de 7000 destas catatuas em liberdade. Como agravante, são animais que se reproduzem muito lentamente, pondo ovos – e só dois – apenas uma vez por ano.

O destino das aves seria o mercado negro asiático, onde cada exemplar poderia atingir um valor de 900 euros.

Depois de apreendidas, as catatuas foram transportadas para um hospital veterinário, onde receberam assistência, e de seguida soltas numa mata não revelada, na mesma província de Surabaya.

Em destaque

Subir