Cultura

As Três Irmãs de Tchékhov chegam ao TeCA com experiência de vida

Teatro_Tres_Velhas_Alipio_Padilha

A partir de sexta-feira, no Porto, Graça Lobo, Mariema e Paula Só protagonizam encenação de Martim Pedroso, que parte da obra escrita em 1900 por Anton Tchékhov.

Uma peça que fala “de teatro, de todos os atores, trata da vida de todos os espectadores, do nosso país e de uma Europa falida”.

Anton Tchékhov escreveu As Três Irmãs em 1900, mas o texto continua tão atual que Martim Pedroso resolveu adaptá-lo aos tempos que correm.

Para tal, juntou um elenco de atrizes seniores, Graça Lobo, Mariema e Paula Só, acrescentando outra possibilidade de leitura desta obra pela sugestão da biografia das próprias atrizes.

As ‘Três (Velhas) Irmãs – Uma Memória de Tchékhov’ é o resultado final, espetáculo em cena no Teatro Carlos Alberto, no Porto, de 8 a 17 de maio.

A obra de Tchékhov conta a história de três irmãs – Olga, Macha e Irina – que são esquecidas na província russa, mas ainda sonham ir para Moscovo.

Esta revisitação, com texto, dramaturgia e encenação de Martim Pedroso, constrói-se em dois níveis de representação, combinando a ficção do texto e referências autobiográficas das próprias atrizes.

Para o encenador, “são três atrizes que nunca poderiam ser irmãs na vida mas que, por serem tão diferentes, são tão maravilhosas juntas, precisamente por se complementarem”.

E é assim que este espetáculo, que conta com uma “trindade perfeita no teatro”, coloca em evidência o próprio envelhecimento, na sociedade ou no palco.

Martim Pedroso, que também integra o elenco, revela que, na peça, tentou-se “aproximar as personagens às atrizes, ou confundi-las com as personagens, como se não houvesse fronteira entre umas e outras”.

Há espaço para a improvisação, onde Graça Lobo – que interpreta Olga, a irmã solteira, progressista e independente –, Mariema – Macha, a irmã recantada e melancólica – e Paula Só – Irina, a mais nova, que anseia casar e sonha com um futuro – trazem as suas memórias em texto declamado.

As ‘Três (Velhas) Irmãs – Uma Memória de Tchékhov’, uma coprodução da Nova Companhia, Teatro Nacional São João e Teatro Nacional D. Maria II, está cena no Teatro Carlos Alberto de quinta-feira a sábado, às 21h00, à quarta-feira, às 17h00, e, aos domingos, às 16h00.

O preço dos bilhetes é 10 euros. Uma hora antes e uma hora depois dos espetáculos, é possível “petiscar” no bar do Teatro Carlos Alberto, para o qual o chef Rui Paula criou uma ementa especial.

Em destaque

Subir