Ciência

Detetar doenças através da respiração? Sim, é possível

Através da respiração, poderá ser possível detetar doenças, graças a um dispositivo com selo japonês. Uma empresa, a Nihon Dempa Kogyo (NDK), e uma universidade, de Kitakyushu, em Tóquio, uniram-se num projeto inovador, graças ao qual foi possível diagnosticar cirrose hepática com a simples respiração.

A eficácia de um diagnóstico é relevante, para o melhor tratamento do doente. Mas se à eficácia juntarmos a simplicidade e o caráter indolor o processo torna-se perfeito.

E estes são os méritos do novo protótipo criado pela Nihon Dempa Kogyo, em parceria com a Universidade de Kitakyushu.

A empresa japonesa criou um dispositivo que através da respiração consegue diagnósticos rápidos, eficazes e sem dor.

A máquina, que nasce através de um protocolo com aquela universidade, foi capaz de detetar cirrose hepática num paciente.

Este diagnóstico foi feito a partir da reação de osciladores quartzo, que ‘analisaram’ os gases presentes no ar que foi expirado pelo paciente.

O exame criado pela NDK demora apenas 20 minutos, sendo que o ar é recolhido por via da colocação de uma máscara.

A empresa japonesa procura agora um parceiro (um fabricante de equipamentos médicos) que garanta o financiamento para que o sistema seja aperfeiçoado e produzido em massa.

No entanto, é garantido que a produção deste dispositivo não acarreta custos elevados, uma vez que os osciladores de quartzo, a base do equipamento, não são caros.

Em destaque

Subir