Nas Notícias

Desempregada encaminha cheque de 8,91 euros de RSI a Cavaco e fala em “vergonha”

cavaco silva2“Excelentíssimo senhor Presidente da República, junto à carta envio em anexo o meu cheque de RSI, no valor de 8,91 euros, que considero um insulto”, pode ler-se na carta que uma desempregada enviou a Cavaco Silva.

Na caixa do correio do Palácio de Belém, residência do Presidente da República, entrou uma carta de protesto, de uma mulher indignada com a descida do valor social que recebeu.

Segundo conta a SIC, uma beneficiária encaminhou ao chefe de Estado o cheque relativo ao Rendimento Social de Inserção (RSI) a que tem direito. A mulher, de 49 anos, considera “um insulto e uma vergonha” que os serviços sociais lhe tenham concedido aquele apoio, de quase nove euros.

A beneficiária, que se encontra desempregada, começou por receber um valor de 50 euros, a partir do ano passado. No entanto, o valor tem decrescido, até que no último mês a mulher foi surpreendida com o valor do cheque: 8,91 euros.

Ficou indignada e decidiu abdicar daquele apoio social, encaminhando o cheque para o Presidente da República, como forma de protesto. O cheque foi anexado a uma carta, que referia: “Excelentíssimo senhor Presidente da República, junto à carta envio em anexo o meu cheque de RSI, no valor de 8,91 euros, que considero um insulto”.

A mulher, apesar de já contar 49 anos, continua a precisar da ajuda dos pais. Tem rendimentos mensais de 180 euros, grande parte dos quais gastos em medicamentos.

Segundo conta a SIC, esta beneficiária de RSI teve de pedir dinheiro emprestado à irmã para pagar os quatro euros do registo da carta enviada a Cavaco…

Em destaque

Subir