Economia

Desde janeiro de 2011 que os combustíveis não estavam tão baratos

combustiveisA maior descida desde que o mercado dos combustíveis foi liberalizado, em 2004, colocou os preços da gasolina e do gasóleo abaixo dos praticados em janeiro de 2011. A gasolina baixou sete cêntimos, enquanto o preço do litro de gasóleo caiu três.

Boas notícias para quem tem de abastecer o carro: os preços dos combustíveis registaram uma queda histórica e estão abaixo dos valores praticados em janeiro de 2011.

De acordo com especialistas do setor, citados pelo Diário Económico, a descida de preços hoje registada foi mesmo a mais acentuada desde a liberalização do mercado, em janeiro de 2004.

A 13 de outubro, segundo os dados da Direção Geral de Energia e Geologia, o preço médio por um litro de gasolina sem chumbo 95 era de 1,529 euros, o mesmo que vigorava em dezembro de 2011.

Trata-se de uma descida de sete cêntimos por litro face ao preço anterior.

No gasóleo, o preço médio do litro caiu três cêntimos e foi de 1,288 euros, segundo os mesmos dados.

A última vez que o gasóleo esteve tão barato foi em janeiro de 2011.

Face ao início do ano, abastecer o carro custa em média menos dez cêntimos (se for com gasolina) ou 13 cêntimos (gasóleo) face ao início este ano.

A queda histórica dos preços é justificada pela descida das cotações dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais.

Os indicadores para o barril de brent têm sido penalizados pelos conflitos no interior do cartel que controla 40 por cento da produção mundial, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Os preços de referência da OPEP são definidos em dólares, moeda que tem vindo a desvalorizar face ao euro, o que também ajudou à descida dos preços.

Em destaque

Subir