Ralis

Desclassificação de Hirvonen no Rali de Portugal dá triunfo de Mads Ostberg

rali_ostbergO Vodafone Rali de Portugal acabou por ter um desfecho inesperado, pois acabou por ser decidido na ‘secretaria’. Isto porque se na estrada foi Mikko Hirvonen que venceu, as verificações técnicas após o final da prova revelaram irregularidades no Citroën do finlandês, que assim foi desclassificado. Mads Ostberg é o vencedor.

Para além de terem detetado uma inconformidade na embraiagem do carro francês, os comissários técnicos descobriram outra irregularidade no turbocompressor, que por si só já seria suficiente para excluir Hirvonen da classificação final do rali.

A Citroën não se conformou com a decisão e recorreu, mas a Federação Internacional do Automóvel não deu provimento a tal recurso, confirmando assim a desclassificação do DS3 n.º 2. O mesmo é dizer que Mads Ostberg, que na estrada tinha sido segundo, foi declarado como vencedor da prova.

E face a este resultado, o Campeonato do Mundo continua a ser liderado por Sebastien Loeb, apesar do francês ter desistido no primeiro dia deste Rali de Portugal. Em reação à desclassificação de Miko Hirvonen, a Citroën justificou-se, dizendo que os comissários técnicos basearam a decisão em diferenças em duas peças para a versão de estrada do DS3, no caso da embraiagem, homologada com pequenos orifícios.

“O nosso fornecedor deu-nos recentemente um conjunto de peças que não estavam perfuradas, e uma delas foi montada no DS3 nº 2 (de Hirvonen). Essas peças não dão qualquer ganho em termos de performance, já que são mais pesadas do que as autorizadas”, argumentou o diretor técnico da Citroën Racing.

Xabier Mestelan-Pinon referiu ainda: “No que se refere ao turbocompressor, que é uma peça de série em todos os WRC, a turbina excedia as dimensões máximas autorizadas. Essa diferença acontece devido a dilatação, já que ela é submetida a temperaturas extremas e fatores relacionados com os regimes de motor”.

“Não tivemos quaisquer intenções de fazer batota, e a decisão parece desproporcionada, dado que as diferenças encontradas não nos deram qualquer vantagem. De momento sinto pena por Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen, que tiveram uma atuação soberba num rali tão difícil. Eles mereciam a primeira vitória connosco”, acrescentou Mestelon-Pinon.

Campeonato do Mundo

1º Sebastien Loeb: 66 pontos
2º Petter Solberg: 62
3º Mads Ostberg: 53
4º Mikko Hirvonen: 50
5º Evgeny Novikov: 39
6º Jari-Matti Latvala: 28
7º Dani Sordo: 21
8º Nasser Al-Attiyah: 20
9º Ott Takak: 15
10º Martin Prokop: 10

Em destaque

Subir