Nas Notícias

Deputado do PS critica Governo por tolerância de ponto na visita do Papa

O deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro acha “disparatado” dar tolerância de ponto, tendo como base a visita do Papa a Portugal. “Causa-me enorme estranheza e estupefacção”, escreve, num post no Facebook, onde apelida a decisão do Governo de “disparatada”.

Os funcionários públicos terão tolerância de ponto, no dia 12 de maio, sexta-feira, dia em que o Papa Francisco chega a Portugal. A decisão está tomada e só terá de ser aprovada pelo Conselho de Ministros.

A medida causou estupefação a um deputado do PS. “Causa-me enorme estranheza e estupefacção que o Governo da República Portuguesa se prepare para conceder tolerância de ponto a propósito da viagem do Papa a Fátima”, escreveu Tiago Barbosa Ribeiro, no Facebook.

O parlamentar assume que não conhece os motivos que sustentam esta decisão, mas tem diversos argumentos para contrapor:

“Não pode fundamentar-se na viagem de um chefe de Estado estrangeiro e ainda menos na viagem de um líder confessional. De outra forma, será legítimo invocar o mesmo princípio para membros de outras religiões e, sobretudo, para quem não tem qualquer religião e vive num Estado laico, tendo também direito a tolerâncias para participar nos espectáculos que entenda”.

“Necessitamos de outra maturidade democrática e esta atitude irá no sentido inverso. Não é muito comum encontrar erros no Governo que apoio e para cuja maioria trabalho diariamente no Parlamento, mas aqui está um. E especialmente disparatado”, conclui.

O Papa Francisco visitará Portugal, nos dias 12 e 13 de maio, no âmbito das celebrações do centenário das aparições de Fátima.

Nessa visita, irá canonizar Jacinta e Francisco Marto.

Em destaque

Subir