Mundo

Deputada italiana sobre ministra negra: “Por que ninguém viola esta mulher?”

dolores valandroA deputada italiana Dolores Valandro escreveu no Facebook: “por que ninguém viola esta mulher?” A “mulher” é a ministra da Integração e negra, Cécile Kyenge. Apesar de ter pedido desculpas numa entrevista posterior, Dolores foi expulsa da Liga Norte, um partido da direita.

Um caso de racismo está a escandalizar a Itália, tanto mais que envolve duas figuras políticas. Em causa está um comentário que uma deputada da Liga Norte eleita pela região de Pádua, Dolores Valandro, escreveu na rede social Facebook sobre a ministra da Integração, Cécile Kyenge: “por que ninguém viola esta mulher?”

A deputada procurava relacionar uma lei que a ministra quer implementar com uma alegada tentativa de violação de duas mulheres por um africano. “Por que ninguém viola esta mulher? Assim ela entenderia o que a vítima de uma atrocidade sente. Que vergonha”, comentou Dolores Valandro, usando apenas maiúsculas.

Apesar de ter apagado o comentário e, numa entrevista a uma rádio, ter apresentado desculpas, a deputada foi expulsa do partido e ficou a falar sozinha, pois a ministra recusou entrar em diálogo. “Não quero responder a essas palavras violentas porque todos nós devemos ficar ofendidos e não apenas eu”, respondeu Cécile Kyenge.

Na origem da polémica esteve a proposta de lei, que a ministra da Integração está a terminar, para conceder a cidadania italiana às crianças nascidas em território italiano e cujos pais sejam imigrantes. Cécile Kyenge é natural da República Democrática do Congo e chegou a Itália com 18 anos, pelo que uma das figuras públicas que melhor expressa o alcance desta iniciativa é o futebolista Mario Balotelli, que esperou até aos 18 anos para ser considerado italiano.

Em destaque

Subir