Sete nadadores portugueses participam, amanhã, no Test Event de águas abertas – Open de Espanha, prova decisiva de 10km a ter lugar no Porto de Barcelona – Moll de la Fusta, o mesmo local onde vão decorrer os Campeonatos do Mundo, em julho.
“Trata-se da última das cinco etapas que compõem os critérios de avaliação para o Campeonato do Mundo e, como tal, será decisiva para a composição final da nossa seleção”, afirma José Manuel Borges, diretor-técnico nacional (DTN).
A Seleção Nacional será composta por Arseniy Lavrentyev (Sport Algés e Dafundo), Mário Bonança (Sporting), Vasco Gaspar (SFUAP), Rafael Gil (Naval Amorense), Daniela Pinto (V. Guimarães), Angélica André (Leixões) e Florbela Machado (Columbófila Cantanhedense).
Segundo o responsável técnico, “o facto da prova se realizar no mesmo local e com um percurso exatamente igual ao do próximo Mundial, será uma excelente oportunidade para avaliar as dificuldades do mesmo, como o elevado número de boias e alternância de lados por onde têm que ser contornadas, e as possibilidades em termos de abastecimentos”.
O DTN realça “a inclusão de dois juniores na equipa”, Rafael Gil e Florbela Machado, que “visa o aproveitamento da prova para preparação do Europeu da especialidade (26 a 28 de julho, na Turquia), a disputar-se em condições semelhantes com mar e temperatura aproximada”.
Na prova de 10km, que tem início às 08h00 (hora portuguesa), estão inscritos 75 atletas (44 masculinos e 31 femininos) oriundos de França, Argentina, Irlanda, Equador, Egito, Grécia, Hungria, Nova Zelândia, Holanda, Áustria, África do Sul, Grã-Bretanha, Espanha e Portugal.
“Temos garantida uma competição de nível muitíssimo elevado, com os espanhóis a fazerem a sua seleção nesta competição”, refere José Manuel Borges.