Mundo

Depardieu falta a audiência em que responde por condução sob efeito de álcool

gerard depardieu1Gérard Depardieu faltou a uma audiência, no Palácio de Justiça de Paris, onde iria ser julgado por ter conduzido uma moto sob efeito de álcool.

O caso remonta a novembro passado, quando Gérard Depardieu, de 64 anos, foi apanhado a conduzir uma moto sob efeito do álcool. O ator chegou mesmo a ter um acidente e deveria comparecer ontem na justiça. No entanto, faltou à audiência.

Segundo a AFP, que cita o advogado Eric de Caumont, Depardieu não esteve na audiência “por motivos profissionais”, sendo que Caumont teve de se encontrar sozinho com o representante do Ministério Público francês.

Esta audiência, de acordo com a lei francesa, chama-se “declaração de culpabilidade” e consiste num procedimento simplificado de um processo. Neste tipo de ‘julgamento’, os acusados terão de se apresentar, sendo que regressam a um tribunal correcional, numa data posterior.

Conduzir sob efeito de álcool, ao abrigo da lei francesa, implica uma pena que pode chegar aos dois anos de prisão e uma multa de 4500 euros.

Esta notícia surge numa altura em que Gérard Depardieu surge na agenda mediática por outros motivos, já que acaba de receber passaporte russo, num processo meteórico, a convite do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Gérard Depardieu tomou a decisão de mudar de nacionalidade para escapar à lei fiscal francesa, muito mais gravosa para os detentores de altos rendimentos. No entanto, o ator diz que continua “a ser francês”.

Vladimir Putin também convidou Gérard Depardieu para ocupar o cargo de ministro da Cultura da capital da república russa da Mordóvia, que se situa a 640 quilómetros de Moscovo.

Depardieu declinou o convite, alegando que se assume apenas como um “ministro da Cultura para o mundo”. Outra oferta ao milionário ator prende-se com uma casa, que a Rússia cede.

As ligações entre o ator nascido em França e a Rússia não são, no entanto, recentes. Depardieu tem sido o rosto de uma campanha publicitária do banco Sovietski, além de que tem dedicado parte do seu tempo a angariar verbas para um hospital pediátrico localizado em São Petersburgo.

Em destaque

Subir