Nas Notícias

Dengue na Madeira: Epidemia deve ficar circunscrita ao arquipélago

malariaMadeira tem já 1148 casos de dengue, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal a única região europeia com casos da doença, mas a variante não é das mais graves e o vírus deverá ficar circunscrito à ilha. Os oito casos do continente estão controlados.

Conta-se já 1148 casos de dengue na Madeira, de acordo com a DGS, no seu balanço mais recente aponta. Portugal é a única região da Europa onde há presença confirmada do vírus de dengue. No entanto, a variante não é a mais graves e as probabilidades de a epidemia se propagar para o é escassa.

“A Madeira enfrenta uma epidemia de dengue. Trata-se de uma variante da doença que, apesar de provocar muitos casos, são menos graves”, destacou Francisco George, diretor-geral da Saúde, em declarações ao Expresso.

A situação está controlada pelas autoridades de saúde e não suscita preocupação excessiva. Nenhum dos casos de dengue detetados na Madeira provocou hemorragias ou mortes, sendo que as autoridades estão concentradas na eliminação do mosquito transmissor da doença, para prevenir a sua propagação.

Este combate à dengue está a ser dificultado pelas condições climatéricas, já que as chuvas que se têm feito sentir na Madeira estão a ajudar o mosquito a movimentar-se. “Este mosquito desenvolve-se na água e é na água que coloca os ovos”, explica, àquele jornal, o diretor-geral da Saúde.

Francisco George confirma ainda a existência de oito casos em Portugal continental, mas que todos esses estão controlados, num quadro benigno. As viagens para a Madeira continuam a decorrer sem quaisquer restrições, embora seja aconselhada a adoção de medidas preventivas.

A dengue é uma doença que mata, mas não se transmite de pessoa para pessoa. Estima-se que esteja presente em mais de 100 países. Em todo o mundo, em cada cinco pessoas, duas estão expostas à epidemia.

Em destaque

Subir