Nas Redes

Deco Proteste avança com campanha que gera polémica

A Deco Proteste apresenta-se como defensora do consumidor, mas está a aplicar métodos discutíveis, recorrendo aos perfis no Facebook de figuras públicas. Os utilizadores da rede social são convidados a assinar uma petição para acabar com cobranças de comissões dos bancos, só que, para poderem assinar essa petição, ficam obrigados a fazer um registo na Deco Proteste. Além de que são confrontados com um post provavelmente pago, nas fronteiras da publicidade enganosa.

Não é propriamente um método que se espere de uma entidade que se apresenta como defensora do consumidor. Mas está a ocorrer e a gerar reações negativas de algumas pessoas, que falam em “engodo”.

A Deco Proteste terá feito parcerias com algumas figuras públicas que estão a partilhar uma ligação com o título “Comissões Fora”. O objetivo é acabar com as despesas de gestão das contas bancárias.

Vanda Miranda é uma dessas figuras públicas. No seu perfil, pode ler-se o seguinte texto:

“Sabem quanto é que pagamos, em média, ao banco pela manutenção da nossa conta à ordem? Mais de 60 euros por ano.

Sabem quanto é que desembolsamos em comissões para pagar as prestações do crédito à habitação ao banco? Cerca de 30 euros anuais.

Manter contas não é serviço. E processar pagamentos de prestações previstas em contratos também não. Por isso, a DECO PROTESTE lançou uma petição para exigir à Assembleia da República que esclareça se os bancos podem cobrar estas comissões. Mas para que isso aconteça, é necessário recolher o número suficiente de assinaturas. Eu já assinei e partilhei convosco. Que tal assinarem e partilharem também para que mais pessoas saibam que podem contestar aquilo com que não estão satisfeitas?

A petição assina-se aqui:”

E depois surge um link externo, que conduz o leitor para uma página de registo na Deco Proteste. E quem não for associado não pode assinar a petição, pelo que terá de se registar.

Alguns cibernautas não reagiram bem a este método. E fazem valer essa posição nos comentários das publicações feitas nos perfis de celebridades no Facebook.

“Até a Deco aproveita esta campanha para sacar uns e-mails para divulgar as suas atividades, à razão de 10 por semana. É uma campanha útil, mas não inocente”, escreve um utilizador do Facebook, naquele que é o comentário com mais interações.

“Já é a segunda vez que tento assinar uma petição da Deco e lá vem disto… tenho de me registar e aceitar coisas…e blá blá…pra quê isto tudo?? Assim não me convencem”, reage outro.

“Gostava muito de assinar a petição, mas não me quero registar no site da DECO!!! Como tal…”

Vanda Miranda é apenas uma das figuras públicas que partilharam aquela ligação. Também Joana Cruz partilha a mesma mensagem, sendo que todos os posts são patrocinados.

“Acho que as figuras públicas devem ter uma maior selectividade quanto às “causas” que o marketing lhe paga”, escreveu uma utilizadora no perfil de Joana Cruz.

“Estou de acordo com a petição e acho que deveríamos avançar com os sites de petição normais e não um com a Deco, dado que esta parece-me ser também do lado da Deco uma óptima forma de angariação de novos associados”.

“Sou contra as altas comissões dos bancos. Tão contra quanto, contra sou, da entidade que devia servir para defender os interesses dos Portugueses mas, de forma “sublime” obriga a quem queira assinar a petição se faça sócio ou seja obrigado a receber as suas notícias. Tenham vergonha”, acusa outro utilizador do Facebook.

Em destaque

Subir