Economia

Deco ensina a poupar, com comportamentos diários simples

poupancaHoje, assinala-se o Dia Mundial da Poupança e a Deco, Associação de Defesa do Consumidor, aponta alguns conselhos para redução de despesas. Dados do INE sobre a poupança dos portugueses – entre junho de 2011 e 2012 – revelam que, por cada 100 euros, 10,9 são guardados para responder a necessidades futuras.

Em Dia Mundial da Poupança, faz-se uma reflexão sobre a realidade portuguesa e que leva a Deco a apontar algumas formas de poupança, com mudança de hábitos, sem perda de qualidade de vida.

A Deco ensina os portugueses a poupar, o que pode ser conseguido numa redução do consumo em bens que não são imperiosos, além de comportamentos diários relacionados com a alimentação e utilização de bens e serviços domesticos, como gás e eletricidade, com peso alto na fatura mensal.

Ir ao supermercado com lista de compras permite poupar mais, avisa a Deco. A razão é simples: o consumidor compra apenas os bens de que necessita e não percorre todo o espaço comercial, cedendo ao estímulo do consumo.

Optar pelos produtos de marca branca também é uma boa opção, assim como optar por confecionar as refeições em casa e levá-las, se possível, para o local de trabalho. Uma boa gestão doméstica permite poupar cerca de 100 euros mensais, de acordo com estimativas da Deco.

Em destaque

Subir