Motociclismo

Dakar: Marc Coma consagrado em Valparaíso; Hélder Rodrigues confirma top cinco

MarcComa e13 1MarcComa e13 600Marc Coma garantiu a vitória na competição de motos do Rali Dakar, que este sábado terminou em Valparaíso, depois de uma etapa que ligou La Serena à cidade costeira do Chile. Hélder Rodrigues, que foi quarto na tirada, confirmou a quinta posição da classificação geral.

Coma possuía uma grande vantagem sobre o segundo classificado, Jordi Villadoms, pelo que adotou um andamento bastante moderado neste último dia de prova, sem se preocupar em discutir o triunfo na etapa com Joan Barreda Bort, o anterior líder da prova, que se tinha atrasado bastante a dois dias do final do rali.

“O que sinto é muito forte, muito pessoal. Foram muitos sacrifícios e bastante trabalho. Esta é uma corrida extrema, com momentos muitos bons e outros muito duros. Se olhar para trás lembro-me que há um ano não pude iniciar esta prova. E agora estou aqui como vencedor”, declarou Marc Coma à chegada a Valparaíso.

“Devo agradecer às pessoas em meu redor que me ajudaram muito. Sempre que ganhar este rali vou dizer que gosto. E vou agora celebrar com os meus amigos e família. Não sei se vou voltar a ganhar, pois é um rali muito complicado”, acrescentou o espanhola da KTM.

HelderRodrigues e13 600

Cyril Després, o vencedor do ano passado, saudou Marc Coma, tendo este ano de se contentar com a quarta posição final. Um bom resultado no seu regresso à Yamaha, e depois de uma grande recuperação em que conseguiu roubar uma posição a Hélder Rodrigues a poucos dias da chegada.

Jordi Viladoms foi apenas sexto na etapa, mas garantiu a segunda posição atrás do seu ‘chefe-de-fila’ e garantiu nova ‘dobradinha da KTM, com o pódio a completar-se com Olivier Pain, que assim foi o melhor representante da Yamaha na prova.

Classificação

1.º Marc Coma (KTM) + 54h50m53s
2.º Jordi Viladoms (KTM) + 1h52m27s
3.º Olivier Pain (Yamaha) + 2h00m03s
4.º Cyril Despres (Yamaha) + 2h05m38s
5.º Hélder Rodrigues (Honda) + 2h11m09s
6.º Kuba Przygonski (KTM) + 2h31m46s
7.º Joan Barreda Bort (Honda) + 2h54m01s
8.º Daniel Gouet (Honda) + 3h10m34s
9.º Stefan Svitko (KTM) + 3h50m10s
10.º David Casteu (KTM) + 3h58m09s

Em destaque

Subir