Ralis

Dakar: Ordens de equipa dão vitória a Nani Roma no último dia

NaniRoma e13 1NaniRoma e13 600Nani Roma venceu a competição de automóveis do Rali Dakar, após uma última etapa onde funcionaram as ordens de equipa no seio da equipa X-Raid, contrariando aquilo que se tinha passado na véspera, quando Stéphane Peterhansel arrebatou o comando ao piloto espanhol.

Longe de ser uma situação inédita – passou-se o mesmo nos tempos da Citroën, quando uma moeda ao ar decidiu a vitória a favor de Ari Vatanen – não deixou de causar alguma controvérsia, pois o diretor de prova, Étienne Lavigne, não gostou que Sven Quandt disse a Peterhansel que tinha de ser Roma a ganhar o rali.

O que é facto é que Nani Roma venceu a prova, tornando-se no terceiro piloto a ganhar o Dakar tanto em motos como em automóveis – depois de Hubert Auriol e Stéphane Peterhansel – com Peterhansel a perder deliberadamente tempo e a não ir além do 13.º tempo na etapa.

“Não sei bem o que dizer, a não ser que este foi o maior êxito que já tive, mas foi muito difícil. A segunda semana com etapas longas não foi fácil. Estou feliz, muito contente com o trabalho feito pelo Michel (Périn). Vou saborear tudo”, reagiu o vencedor.

“Dez anos após vencer em motos, vencer agora em automóveis é um sonho tornado realidade. Dedico esta vitória ao meu antigo co-piloto, Henri Magne, e à sua esposa”, acrescentou Nani Roma.

A tirada acabou por ser ganha por Giniel De Villiers, batendo Krzysztof  Holowczyc, apesar de isso em nada alterar o quarto lugar final, à frente de Orlando Terranova, que foi também quinto na etapa, bem navegador pelo melhor português em prova, Paulo Fiúza.

OrlandoTerranova e13 600

Filipe Palmeiro confirmou o nono lugar final nas quatro rodas, ao ser oitavo na tirada, no banco da direita do Mini do polaco Martin Kaczmarski.

Classificação

1.º Nani Roma/Michel Périn (Mini) 50h44m58s
2.º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini) + 5m38s
3.º Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz (Mini) + 56m52s
4.º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) + 1h19m07s
5.º Orlando Terranova/Paulo Fíuza (Mini) + 1h27m44s
6.º Krzysztof  Holowczyc/Konstantin Zhiltsov (Mini) + 3h55m42s
7.º Marek Dabrowski/Jacek Czachor (Toyota) + 5h34m25s
8.º Christian Lavieille/Jean-Pierre Garcin (Haval) + 5h35m50s
9.º Martin Kaczmarski/Filpe Palmeiro (Mini) + 6h58m12s
10.º Vladimir Vasilyev/Vitaliy Yevtyekhov (Mini) + 6h59m34s

Em destaque

Subir