Insólito

Dador de esperma dos EUA tem 150 filhos… pelo menos

Um dador norte-americano é pai de 150 crianças e vai ver a ‘família’ aumentar. Caso foi descoberto graças a um site que permite identificar filhos gerados através de fertilização in vitro. A curiosa história levanta, no entanto, uma questão ética…

Chama-se Cynthia Daily, é mãe de uma criança gerada há sete anos através de esperma doado e sentiu a curiosidade em encontrar os irmãos do seu filho, também fruto de fertilização.

Nos Estados Unidos, existe um site que permite procurar informações relativas a crianças com esta particularidade. Daí que a norte-americana rapidamente tenha conseguido atingir os seus fins, na base de dados a que recorreu.

Uma a um, foi encontrando os irmãos do seu filho, até que chegou a um número impressionante: 150. No entanto, foi possível apurar que este número não será definitivo. O pai desta centena e meia de filhos vai ver o número crescer, porque há outras mulheres grávidas graças ao esperma que doou.

Entretanto, Cynthia Daily já estabeleceu contactos com algumas das famílias que têm em comum o dador. Mostrou-se maravilhada com as parecenças físicas entre os irmãos. “É fantástico… São mais do que parecidos. São iguais…”, disse, ao New York Times.

Mas esta mãe desconhece uma realidade. Segundo a mulher que criou esta base de dados, Wendy Kramer, este não é caso único. Há muitas outras histórias de dadores que são pais de dezenas e dezenas de filhos.

Kramer explica que a situação pode gerar casos de incesto e difusão de doenças raras. Estes perigos deram início a um debate que tem como finalidade criar regras de utilização de esperma doado, impondo limites no que diz respeito às conceções.

Em destaque

Subir