Economia

Crise espanhola: Resgate financeiro terá de ser pago em 15 anos

banco_financiero_ahorrosSegundo informações do diário espanhol ‘El Mundo’, o resgate financeiro ao país apresenta cinco anos de carência, três por cento de juros e deverá ser devolvido num prazo estipulado em 15 anos.

O pacote de resgaste financeiro à banca espanhola, de 100 mil milhões de euros, terá de ser devolvido em 15 anos, com cinco anos de carência e três por cento dos juros, avançou hoje o diário espanhol, ‘El Mundo’.

O pacote financeiro acordado no sábado visa a restruturação da banca espanhola, depois de inúmeras tentativas e  falta de capital dos principais bancos do país, nomeadamente o Bankia, o qual pediu ao governo espanhol um auxílio de 19 mil milhões de euros.

Caso as condições acordadas sejam cumpridas, o empréstimo não terá interferência no défice do governo nos próximos anos e, como tal, não atingirá os objetivos do executivo espanhol.

Assim sendo, o estado espanhol vai começar a cobrar aos bancos um juro de cerca de 8,5 por cento anuais, segundo normas do regulamento comunitário. O qual se poderá traduzir num lucro de 4500 milhões por ano entre a diferença do empréstimo à Europa e o recebido pelos bancos.

No dia de hoje, o risco da dívida espanhola, segundo o diferencial entre os títulos espanhóis e alemães a 10 anos, desceu para os 517 pontos base, após ter chegado na terça-feira a estar 540 pontos base. A rentabilidade destes títulos a 10 anos situa-se nos 6,67 por cento.

Em destaque

Subir