Mundo

Crimes de guerra: Rússia e China vetam chamada da Síria ao Tribunal Penal

siria guerrasiria guerra civilO Conselho de Segurança da ONU queria acusar a Síria de crimes de guerra, mas uma minoria impediu a chamada do país ao Tribunal Penal Internacional. Rússia e China vetaram a proposta, pela quarta vez.

A França apresentou a proposta, mais de 60 países assinaram, mas bastou o duplo veto da Rússia e da China para a fazer cair: a Síria já não terá de responder por crimes de guerra e crimes contra a Humanidade no Tribunal Penal Internacional (TPI).

A resolução francesa foi chumbada no Conselho de Segurança das Nações Unidas, onde os dois gigantes asiáticos têm direito de veto.

O objetivo dos países signatários era contornar o apoio que Rússia e China têm dado ao regime de Bashar Al-Assad: já por três vezes os dois vizinhos fizeram cair propostas semelhantes.

Desta feita, a França pretendia transferir o dossiê do Conselho de Segurança para um procurador do TPI, embora ficando a ONU a suportar as despesas financeiras do caso.

A Síria está mergulhada numa guerra civil desde 2011, com as forças rebeldes a tentarem fazer cair o regime do Presidente Bashar Al-Assad.

Nas estimativas das organizações não governamentais, o conflito já terá provocado mais de 150 mil vítimas mortais.

Em destaque

Subir