Nas Notícias

Crimeia em festa: Há um ano que é da Rússia e não da Ucrânia

crimeia russa Há um ano, os eleitores da Crimeia votaram a favor da independência da península. A soberania durou escassos segundos: no mesmo referendo, foi votada a adesão à Federação Russa. Hoje houve festejos na Crimeia e junto ao Kremlin, em Moscovo, na Rússia.

Onde estava no 18 de março? Em 2014, na Crimeia, a maioria da população estava a votar a favor da independência para, depois de liberta da soberania da Ucrânia, a península pedir a adesão à Federação Russa.

O primeiro aniversário da ‘Crimeia russa’ – o referendo foi a 16, mas o Kremlin aceitou a ‘adesão’ a 18 de março – foi festejado a rigor nas principais cidades da antiga península ucraniana e também na capital da Rússia, Moscovo.

Mais de 100 mil pessoas reuniram-se na Praça Vermelha, criando um ambiente festivo e animado. Várias pessoas exibiam cartazes com o lema “Eu sou Crimeia”.

Para a história ficaram as duas perguntas do referendo de 16 de março de 2014: Apoia a reunião da Crimeia com a Rússia, na qualidade de membro da Federação Russa? Apoia o retorno da Constituição da República de Crimeia de 1992 e a manutenção do estatuto da Crimeia como parte da Ucrânia?

De acordo com o autodenominado Governo da República autónoma da Crimeia, 95,5 por eleitores votaram a favor do ‘regresso’ à Rússia: uma adesão que, no ocidente, foi batizada como “anexação”.

A 18 de março, o Presidente russo, Vladimir Putin, assinou o decreto a confirmar a adesão.

Em destaque

Subir