Nas Notícias

Crianças usadas para mendigar: Aceitavam dinheiro e recusavam comida

SEFPelo menos três crianças, com idades a rondar os 4 anos, foram obrigadas a mendigar nas ruas e em feiras. Numa operação conjunta, o SEF e a GNR identificaram 16 adultos, estrangeiros e sem profissão, que forçavam os menores a só aceitar dinheiro e a recusar ofertas de comida.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a GNR desencadearam uma operação, na Arrifana (Santa Maria da Feira), que culminou com a identificação de um grupo de imigrantes que obrigava crianças (pelo menos três) a mendigar.

Os menores, cujas idades rondam os 4 anos, eram forçados a pedir em ruas, junto a estabelecimentos comerciais com grande afluência de clientes, e nas feiras, sempre com roupas sujas e durante longas horas.

Estavam proibidos de aceitar comida, só podiam receber dinheiro e estavam sempre debaixo do controlo de um adulto que rondava a área.

As autoridades identificaram 16 adultos, todos estrangeiros e sem qualquer atividade profissional, e três crianças. Alguns estavam já referenciados.

O caso dos menores foi participado à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, “tendo em vista o acautelar do supremo interesse das crianças”.

Nenhum dos elementos do grupo possui visto de residência. Todos foram notificados para se apresentarem no SEF.

O grupo vivia em duas casas arrendadas, sem condições de higiene, água ou luz. O proprietário das habitações foi advertido (tanto mais que o arrendamento não fora legalizado junto da Autoridade Tributária) e as habitações encerradas, numa operação que teve o apoio da Delegação de Saúde de Santa Maria da Feira.

A operação do SEF e da GNR foi realizada após uma longa pressão da população e do tecido empresarial, que apresentou várias denúncias de perturbações da ordem e da saúde pública e da situação de exploração.

Em destaque

Subir