Mundo

Absolvição: Berlusconi é agora inocente no ‘caso Ruby’, delibera Tribunal de Milão

berlusconiNem os advogados de Silvio Berlusconi esperavam tanto. O ex-primeiro-ministro italiano foi absolvido no ‘caso Ruby’, depois de condenado em primeira instância por incitação à prostituição com menor e abuso de poder. Só que a deliberação do Tribunal de Milão pode não ser a última…

Condenado por incitação à prostituição de uma menor de idade e por abuso de poder, Silvio Berlusconi foi hoje absolvido das acusações, no Tribunal de Milão.

A reviravolta nesta longa batalha jurídica surpreendeu os próprios advogados do ex-primeiro-ministro de Itália, como reconheceu um deles, Franco Coppi: “o veredicto vai além das nossas expetativas mais otimistas”.

Condenado a sete anos de prisão, em primeira instância, o antigo governante foi agora considerado inocente em Milão, a mesma cidade onde os magistrados, alegadamente, o perseguem por motivos políticos.

Em causa estava a alegada relação sexual com Kharima el Mahroug, uma dançarina de casas noturnas cujo nome artístico era ‘Ruby, a ladra de corações’, quando esta seria ainda menor de idade.

Berlusconi teria também abusado do poder (segundo a acusação) quando obteve a liberdade de ‘Ruby’ sob custódia policial, num caso em que a dançarina fora acusada de roubo.

Para o Tribunal de Milão, o político é inocente de ambas as acusações: a de abuso de poder “não tem fundamento” e, sobre a incitação à prostituição, os juízes deliberaram que “o facto não constitui delito”.

A decisão de hoje pode não ser a última. O Ministério Público italiano tem ainda a possibilidade de recorrer para o Supremo.

Em destaque

Subir