Nas Notícias

Crianças que comem ‘fast food’ têm maior propensão a doenças como asma, eczemas e rinites

“Se a relação entre a ‘fast food’ e a prevalência dos sintomas de asma, rinoconjuntivite e eczema é causal, as conclusões têm um grande impacto na saúde pública devido ao crescente consumo de ‘comida rápida’ a nível global”, explicaram Innes Asher (Univ. Auckland) e Hywel Williams (Univ. Nottingham).

Através da análise aos padrões de alimentação de um grupo de mais de 500 mil crianças, em 50 países diferentes, intitulado “estudo internacional de asmas e alergias na infância”, os cientistas das universidades de Auckland (Nova Zelândia) e de Nottingham (Inglaterra) comprovaram que o consumo de “comida rápida” com regularidade (pelo menos três vezes por semana) aumenta o risco de desenvolver doenças como asma, eczemas, rinites, irritações oculares e das vias respiratórias.

As probabilidades aumentam na pré-adolescência (o risco de desenvolver asma sobe 39 por cento) e no período entre os seis e sete anos de idade, onde aumenta 27 por cento.

Nas mesmas análises, os investigadores detetaram que a fruta tem o efeito oposto. O consumo regular diminui as hipóteses de desenvolver asma, eczemas ou rinoconjuntivites entre 11 a 14 por cento.

O estudo permitiu concluir que certos alimentos de consumo habitual, como leite de vaca, ovos, peixe, leveduras e frutos secos, também podem potenciar o agravamento dos sintomas de doenças como asma, eczemas e rinites.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir