Economia

Crescimento económico na OCDE abranda no primeiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do conjunto dos países do G20 cresceu 0,9 por cento no primeiro trimestre, traduzindo uma certa desaceleração face ao acréscimo de 1 por cento dos últimos três meses de 2017, anunciou hoje a OCDE.

Em termos homólogos, o PIB do G20 (grupo dos países desenvolvidos e emergentes) subiu 3,9 por cento no primeiro trimestre, comparado com 4 por cento nos três meses anteriores, adiantou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) num comunicado.

A desaceleração fez-se sentir na zona euro e na União Europeia, com um crescimento de 0,4 por cento em ambos casos nos primeiros três meses do ano, contra 0,7 por cento nos três meses precedentes.

Esta mesma tendência também se verificou nos Estados Unidos, que registou um aumento de 0,5 por cento entre janeiro e março, contra 0,7 por cento entre outubro e dezembro.

Mais abrupta foi a evolução no caso do Japão, com um recuo de 0,2 por cento depois de um avanço de 0,3 por cento, e na África do Sul, com um decréscimo de 0,5 por cento depois de um acréscimo de 0,8 por cento.

Os poucos casos de aceleração de crescimento do PIB ocorreram na Austrália (avanço de 1 por cento no primeiro trimestre, contra 0,5 por cento nos últimos três meses de 2017), Brasil (0,4 por cento, contra 0,2 por cento), Coreia do Sul (1 por cento, contra um recuo de 0,2 por cento), México (1,1 por cento, contra 0,9 por cento) e Turquia (2 por cento contra 1,7 por cento).

O comunicado não inclui dados do primeiro trimestre nem para a Argentina (a expansão tinha sido de 1 por cento entre outubro e dezembro), nem para a Arábia Saudita, que no terceiro trimestre de 2017, o último número disponível, cresceu 1 por cento.

Em destaque

Subir