Nas Notícias

Creoula ‘pesca’ triunfo no prémio para documentário em Cannes (com vídeo)

creoula ‘A campanha do Creoula’ venceu o Doc Alliance Selection 2014, o prémio não oficial do Festival de Cannes para o melhor documentário europeu. André Valentim de Almeida, o realizador consagrado, destaca o “impacto em quem vê” da “força da história piscatória portuguesa”.

O melhor documentário europeu no Festival de Cannes, o grande certame do cinema que se realiza em França, é português: ‘A campanha do Creoula’, de André Valentim de Almeida.

O filme foi distinguido com o prémio Doc Alliance Selection 2014, o troféu que distingue o melhor documentário e que não entrega os prémios oficiais do festival.

A escolha coube a um júri constituído por críticos de sete países que integra o circuito dos principais festivais de documentário na Europa.

“Um reconhecimento”

André Valentim de Almeida, o realizador vencedor, teceu os primeiros comentários numa conversa telefónica com o Jornal de Notícias.

“É uma honra receber um prémio desta magnitude e é sobretudo um reconhecimento, porque é atribuído por um juri muito alargado de gente com muita experiência na área dos festivais”, justificou.

Em ‘A campanha do Creoula’, o cineasta de 37 anos evoca as antigas campanhas bacalhoeiras do navio que, agora, é de instrução da Marinha Portuguesa.

Veja o trailer deste documentário que, segundo André Valentim de Almeida, demonstra “a força da história piscatória portuguesa”:

{vimeo}87071443{/vimeo}

Em destaque

Subir