Nas Notícias

Cortes nas reformas podem atingir os 10 por cento já a partir do ano que vem

dividasFator de sustentabilidade pode levar a um corte de 10 por cento nas reformas, já a partir do próximo ano. Para garantir a totalidade da reforma e evitar cortes, os trabalhadores poderão ter de trabalhar mais tempo, sob pena de terem aquela penalização.

Segundo adianta o Jornal de Negócios, os trabalhadores que no próximo ano completem 65 anos de idade e 40 anos de descontos enfrentam dois cenários: ou exercem durante mais um ano, ou perdem 10 por cento da reforma.

Esta medida resulta do fator de sustentabilidade (que tem origem no Governo anterior, liderado por José Sócrates), que calcula a esperança média de vida. Essas contas podem influenciar o valor da reforma, ou o tempo de trabalho. Só aos 66 anos poderá haver um pedido de reforma que não esteja sujeita àquela penalização de 10 por cento.

De acordo com números divulgados pelo Jornal de Notícias, há mais portugueses a depender de apoio da Segurança Social (4,8 milhões) do que trabalhadores a pagar contribuições (4,5 milhões).

As contribuições de trabalhadores para a Segurança Social são menores do que os apoios sociais, a desempregados e reformados o que levanta de novo o problema da sustentabilidade do sistema, em Portugal. Os cortes de 10 por cento podem avançar já em 2014.

Em destaque

Subir