Mundo

Coreia: Famílias divididas pela guerra num reencontro emotivo

coreanos abracocoreanos 60 anosSessenta anos depois, as famílias que foram divididas na Coreia, pela guerra da década de 50, voltam a reencontrar-se. Os primeiros sul-coreanos viajaram para a Coreia do Norte, onde reviram familiares cujos laços foram rompidos pelo conflito militar. A iniciativa vai repetir-se.

São idosos, todos, vítimas de uma guerra que os dividiu da família. O conflito ocorreu entre 1950 e 1953 e representou uma separação de membros da mesma família. E 60 anos depois, as famílias voltam a reencontrar-se.

O primeiro grupo, de 140 idosos sul-coreanos, já ocorreu e levou-os até um completo turístico da Coreia do Norte, onde estavam pessoas que estiveram à distância de décadas, apesar de sempre presentes nas memórias destes coreanos.

O Ministério da Unificação de Seul já confirmou este primeiro reencontro, assim como confirma que a ação vai repetir-se, muito em breve, até porque se trata de pessoas idosas.

Seul já manifestou que pretende estabelecer com Pongyang acordos para que se façam encontros periódicos, que evitem uma realidade que se verifica: todos os anos, morrem idosos que se separaram das famílias e a morte impediu que os voltassem a ver. Esta iniciativa, muito saudada, tem gerado episódios de grande emoção.

Em destaque

Subir