Nas Notícias

Vídeo: Copiloto impediu piloto de entrar no cockpit, dizem gravações do voo fatídico

aviao germanwings 400 Segundo as gravações áudio do voo que terminou nos Alpes, que os investigadores analisaram, o copiloto fechou-se no cockpit e impediu a entrada do piloto. O A320 da Germanwings despenhou-se nos Alpes, nesta terça-feira.

As gravações aos diálogos entre piloto e copiloto do avião da Germanwings – que nesta terça-feira se despenhou nos Alpes – revelam um cenário que indicia um ato premeditado do copiloto, que terá impedido o regresso do comandante ao seu posto e, suspeita-se, premeditado o acidente que matou 150 pessoas.

Em declarações ao jornal New York Times, um militar que faz parte da equipa de investigação conta que o piloto saiu do cockpit do A320 e foi impedido de reentrar, numa altura em que apenas o copiloto estava no seu interior.

No início do voo de Barcelona a Düsseldorf, o comandante e o copiloto cumprem as regras de segurança e mantém um diálogo normal.

Já quando se encontravam perto dos Alpes, o comandante abandona o posto, ficando o copiloto dentro do cockpit.

“O homem que ficou do lado de fora bate ligeiramente na porta e não tem resposta. Depois, bate com mais força e continua sem resposta. Nunca há resposta. Pode ouvir-se que ele está a tentar deitar a porta abaixo”, revela o militar (sob anonimato), àquele jornal.

Apesar destas conclusões que foram conseguidas através das gravações áudio do avião da Germanwings, há dúvidas que permanecem por esclarecer.

Os investigadores tentam perceber por que razão o piloto deixou o cockpit. “Não sabemos por que é que um dos pilotos saiu. Certo é que, na parte final do voo, o outro piloto está sozinho e não abre a porta”, diz.

Outro facto é a ausência de comunicação entre o copiloto e os controladores de tráfego aéreo. Também é indesmentível que não foi feito nenhum alerta de emergência, o que indicia que o copiloto estaria em pleno controlo do aparelho, sem qualquer falhas, com intenção de provocar a queda do Airbus A320.

Entretanto, prosseguem as investigações às causas do acidente aéreo, sendo que não foi ainda encontrada uma causa para a tragédia.

Veja o vídeo feito pela France 2, que simula, recorrendo a imagens em 3D, a trajetória do A320 da companhia low-cost alemã.

O destino era a Alemanha, mas o aparelho, que saíra de território espanhol, acabou por se despenhar nos Alpes franceses.

Em destaque

Subir