Desporto

Convocatória de Fernando Santos: O que mudou, em comparação com a era-Bento?

fernando santos 2014 A primeira convocatória da Seleção Nacional com a rubrica de Fernando Santos representa a rutura com Paulo Bento, bem patente nos regressos de Ricardo Carvalho, Danny e Tiago, ou na aposta em Ricardo Quaresma. Destaque ainda para o ‘contingente’ do Sporting, que cede seis jogadores nesta chamada de Santos, para o particular com a França e para a partida com a Dinamarca, da segunda jornada da fase de qualificação para o Euro’2016.

A convocatória de ‘apresentação’ de Fernando Santos para os próximos dois compromissos da equipa das quinas representa uma revolução – e um sinal de que o ciclo de Paulo Bento é mesmo para inverter.

E só não é surpreendente porque o selecionador nacional já fizera saber que alguns nomes como Ricardo Carvalho ou Tiago poderiam ser chamados de novo – duas pedras que estavam fora do grupo de Paulo Bento (o defesa-central por decisão do selecionador; o médio por opção própria).

Mas há mais histórias ‘ocultas’ nesta convocatória. Desde logo a aposta em Ricardo Quaresma. Um paradoxo, mas talvez com sentido. Na altura em que o médio era o motor do FC Porto, Paulo Bento riscou Quaresma.

Agora, que o jogador é quase um incómodo para Lopetegui passa a ser carta dentro do baralho de Portugal. Fernando Santos mantém, no entanto, Nani (uma chamada óbvia), pelo que tão curioso como conhecer a convocatória será perceber o onze.

E Nani é um dos seis elementos que compõem o ‘contingente’ do Sporting na Seleção Nacional. Há muito tempo que um clube português não cedia tantos nomes às quinas. Rui Patrício, Cedric, Adrien, João Mário, Nani e William Carvalho são apostas de Fernando Santos.

Uma palavra ainda para Tiago, que voltará a vestir a camisola portuguesa depois de ter dito ‘não’ a Bento – recorde-se que o ex-selecionador tentou, sem sucesso, convencer o médio a integrar a seleção que disputou o Mundial do Brasil.

De fora, ficam os médios Raul Meireles e Miguel Veloso, jogadores que foram quase imprescindíveis para o anterior selecionador. Mas há um dado que pode ajudar a justificar estas ‘saídas’: as afirmações de André Gomes, Adrien Silva e William Carvalho, por exemplo.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon), Beto (Sevilha) e Rui Patrício (Sporting).

Defesas: Antunes (Málaga), Bruno Alves (Fenerbahçe), Cedric (Sporting), Eliseu (Benfica), Fábio Coentrão (Real Madrid), Ivo Pinto (Dínamo Zagreb), José Fonte (Southampton), Pepe (Real Madrid) e Ricardo Carvalho (Mónaco).

Médios: Adrien Silva (Sporting), André Gomes (Valência), João Mário (Sporting), João Moutinho (Mónaco), Tiago (Atlético de Madrid) e William Carvalho (Sporting).

Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Danny (Zenit), Éder (Sp. Braga), Nani (Sporting), Ricardo Quaresma (FC Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo).

Em destaque

Subir