Mundo

Conhecida identidade do suspeito do ataque em França

Redouane Lakdim é o nome do suspeito dos ataques da manhã desta sexta-feira, em Trèbes, no sul de França. Tem 26 anos, é de origem marroquina, já tinha sido condenado e estava sinalizado pelas autoridades.

Escreve o jornal francês Le Parisien que Redouane Lakdim vivia com os pais e pelo menos três irmãs num apartamento em Carcassonne. Terá saído de casa esta manhã para levar uma delas à escola, num dia que aparentemente seria normal.

Descrito como “simpático” e “calmo”, Lakdim foi o autor de três ataques naquela zona do sul de França, que resultou em quatro mortes – incluindo a dele próprio, abatido pelas autoridades.

A imprensa francesa dá conta de que o suspeito era há muito seguido pela Direção Geral da Segurança Interna, que acompanhava a sua participação ativa em páginas de movimentos radicais islâmicos, nas redes sociais, mas que não era ainda encarado como “um radical que pudesse passar à ação”.

Lakdim, que cumpriu pena de prisão em 2016, era também conhecido “por posse de tráfico de estupefacientes”, afirmou o ministro do Interior francês, Gérard Collomb. De acordo com o jornal Le Fígaro, Lakdim feito uma viagem à Síria, mas a informação não foi ainda confirmada.

Esta sexta-feira, durante o ataque já reivindicado pelo Estado Islâmico, o suspeito terá gritado por Allah e pedido a libertação de Salah Abdeslam, o único terrorista sobrevivente dos ataques de Paris, em 2015, e que está detido naquele país.

O presumível terrorista roubou uma viatura esta manhã, cerca das 10h00, tendo disparado sobre os ocupantes, um deles um português de 27 anos, encaminhado para o hospital em estado grave, e um outro que acabou por morrer.

Surpreendeu um grupo de polícias que seguia na rua, sendo que depois procurou abrigo num supermercado em Trèbles, onde fez vários reféns, matando dois deles – um funcionário e um cliente.

Acabou baleado pelas autoridades.

Em destaque

Subir