Mundo

Conheça Hidetsugu Yagi, engenheiro que a Google lembra hoje

Chama-se Hidetsugu Yagi,  nasceu a 28 de janeiro de 1886 e a Google homenageia-o hoje com um doodle. Quem é este engenheiro japonês e o que fez de tão marcante na história?

O japonês Hidetsugu Yagi foi um engenheiro eletrónico que nasceu em Osaka, há 130 anos.

Hoje, assinala-se esse número redondo, com um Google Doodle de homenagem ao homem que permitiu um uso da antena de televisão, tornando possível a receção do sinal das televisões e rádios.

Na realidade, a invenção da antena não pertence a Hidetsugu Yagi. O seu criador foi outro engenheiro japonês (Shintaro Uda). Mas Yagi conseguiu que o aparelho conseguisse receber o sinal de forma limpa, dando-lhe verdadeira utilidade.

Hidetsugu Yagi nasceu em 28 de janeiro de 1886, em Osaka, e concluiu o curso na Universidade Imperial de Tóquio, em 1909.

Nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro, assinala-se o 130.º aniversário do nascimento de Hidetsugu Yagi. Um google doodle lembra o engenheiro que permitiu transportar o sinal de televisão.

Para conseguir este feito, Hidetsugu Yagi descobriu que o ponteiro do seu amperímetro virou-se de forma brusca numa determinada direção, numa escala de metal.

Hoje, não utilizamos a antena de forma massiva a criação de Hidetsugu Yagi, mas a verdade é que houve tempos em que foi um aparelho fundamental para se ver televisão ou ouvir rádio.

Hidetsugu Yagi analisou o fenómeno e descobriu que não ocorrera por acaso. Assim, em 1926, patenteou a sua grande descoberta, chamada de ‘Método de Ondas Elétricas Direcionadas’.

A descoberta de Yagi é tanto mais relevante porque surge numa altura em que (no Japão e no mundo) a engenharia de comunicações era uma ciência com pouca relevância.

Por outro lado, pouca gente no meio deu importância àquela patente, cujo prazo viria a ser esgotado. A ‘antena Yagi-Uda’ (que junta os nomes dos inventores do aparelho e da perceção de como funcionava o sinal) não ganhou conquistou logo o mundo.

Mas o projeto deste engenheiro japonês que hoje a Google homenageia não morreu. Pelo contrário: tornou-se relevante, quando se percebeu que permitia uma comunicação direcional através de ondas eletromagnéticas.

E disseminou-se por milhões de casas japonesas e no mundo, permitindo receber o sinal da rádio (que ninguém dispensava) e de televisão (igualmente indispensável, ainda que não chegasse, na sua fase inicial, a todos os lares)

Hidetsugu Yagi nasceu em 28 de janeiro de 1886, em Osaka, e concluiu o curso na Universidade Imperial de Tóquio, em 1909.

Nos anos seguintes aprofundou estudos em Inglaterra, na Alemanha e nos EUA. Em solo germânico prosseguiu a sua investigação de geração de ondas elétricas, usadas para as comunicações sem fio.

Regressa ao Japão em 1930, onde deu seguimento ao seu trabalho de grande valia, que deu grande expressão às comunicações mundiais.

Ao longo da vida, este engenheiro japonês colecionou inúmeras distinções, entre as quais o Prémio Blue Ribbon (1951), Ordem da Cultura (1956) e o Grande-Colar da Ordem do Sol Nascente (1976, já depois da sua morte).

Hidetsugu Yagi – considerado como um dos 10 maiores inventores japoneses de sempre – morreu no dia 19 de janeiro de 1976. contava então 89 anos de vida. Hoje, recorda-se essa vida, com um doodle que retrata o aparelho que o tornou célebre: a velhinha antena de televisão.

Veja o doodle que lhe é dedicado, neste dia.

Em destaque

Subir