Mundo

Condenado: Três anos de prisão para o ex-Presidente do Egito, Mubarak

hosni mubarakmubarak presoHosni Mubarak foi hoje condenado a a três anos de prisão por desvio de fundos públicos. A sentença é conhecida três anos e meio após a revolta popular que levou à queda do ex-Presidente do Egito. Os filhos Alaa e Gamal também foram condenados.

O antigo Presidente do Egito, Hosni Mubarak, foi hoje condenado pelo Tribunal Penal do Cairo a uma pena de prisão por três anos, devido ao desvido de fundos públicos.

Os juízes entenderam que o ex-chefe de Estado, com a ajuda dos filhos, retirou 125 milhões de libras egípcias (cerca de 13,5 milhões de euros) ao orçamento do palácio presidencial.

Ao invés de aplicar o dinheiro na renovação e manutenção dos edifícios públicos (nomeadamente no palácio presidencial), Mubarak usou as verbas para melhorar as propriedades da família.

Segundo a agência francesa AFP, Alaa e Gamal, os filhos envolvidos no esquema, foram condenados a quatro anos de prisão.

Os três familiares estão ainda obrigados a devolver mais de 10 milhões de euros.

A sentença é conhecida três anos e meio após a revolta popular que levou à queda de Mubarak, atualmente com 85 anos de idade.

O ex-Presidente continua detido no âmbito de um outro processo judicial, no qual é arguido pelo massacre de manifestantes nessa revolta de 2011.

Em destaque

Subir