Economia

Comunidade da língua portuguesa prepara em Luanda uma maior cooperação económica

luandaA cooperação económica será fundamental para o futuro da comunidade lusófona, sublinharam os empresários, reunidos em Luanda para a tomada de posse da nova presidência da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) tem nova presidência, com o mandato de Angola a terminar e a liderança a ser entregue a outro país africano, Moçambique. Durante a cerimónia, realizada em Luanda (Angola), os empresários manifestaram estar de acordo quanto ao conceito de que a cooperação económica terá de ser aprofundada.

Ao deixar a presidência, o país apresentou o Angola Business Forum, um organismo delineado para estruturar a criação do Conselho Económico e Social da CPLP, conforme o memorando de entendimento assinado pela CE- CPLP e pela Confederação Sindical da CPLP. O fórum deverá ser avalizado na próxima reunião ‘máxima’ da CPLP, com os chefes de estado e de governo, agendada para dia 20 de julho.

Vários empresários portugueses marcaram presença na tomada de posse da nova presidência, com uma delegação que incluiu também representantes políticos, simbolizada ao mais alto nível com a presença do ministro da Economia e do Emprego, de Portugal, Álvaro Santos Pereira.

Estão agendadas mais sessões para o dia de hoje, incluindo a apresentação do projeto “World Trade Center/Fórum da Lusofonia”, um organismo que terá a vocação de incubador de projetos de investimento seguro em membros da CPLP.

Em destaque

Subir