Tecnologia

Comprou servidor do Wikileaks por 24 886 euros e deixou o pai à beira de um ataque de nervos

wikileaks 1Tem 17 anos, é português, e, através da conta do pai no eBay, este adolescente comprou um servidor utilizado pela Wikileaks. O leilão atingiu 24 886 euros, sendo que o pai, desesperado, tenta agora suspender o negócio.

O caso é contado pela revista Wired, segundo a qual a empresa sueca Bahnhof colocou à venda um servidor informático que alugou à Wikileaks. O servidor – que alojou mais de 600 mil documentos confidenciais norte-americanos – estava à disposição dos licitadores no eBay, site de leilões online.

Até que um adolescente português decide participar no leilão, usando a conta do pai no eBay. A venda foi realizada na semana passada, mas sem o consentimento do proprietário desta conta no eBay.

O pai enviou uma mensagem a dizer que queria desistir da transação e tenta agora a todo o custo anular a licitação e permitir a outro participante no leilão adquirir o equipamento.

As identidades dos envolvidos ficou ocultada, ao contrário do teor dos diversos emails trocados entre este pai e a empresa sueca Bahnhof. Segundo o pai, este adolescente “é louco por teorias da conspiração”, o que o levou a comprar o servidor.

Quem não gostou de ver equipamentos que alojaram ficheiros secretos foi a própria Wikileaks. A organização fundada por Julian Assange criticou a Bahnhof, sendo que esta empresa garantiu que todos os conteúdos foram apagados.

Em destaque

Subir