Motores

Como são testados os pneus no WRC (com vídeo)

PneusWRC115

Numa altura em que as equipas do campeonato do mundo de ralis testam afincadamente nos Alpes franceses preparando a primeira prova do WRC 2016, a questão dos pneus vem ‘à baila’.

À imagem das outras disciplinas do automobilismo, o ‘Mundial’ de ralis é um dos ‘palcos’ mais exigentes. Longas classificativas e por vezes temperaturas extremas, como muito calor ou valores abaixo de zero, gelo, neve, asfalto seco, chuva, lama, pó e pedras.

É na variedade de terrenos encontrados no WRC que fabricantes de pneus têm um enorme desafio pela frente, construindo compostos que, por um lado estejam à altura do desafio e por outro sejam aprovados pela FIA.

O desenho e a construção dos pneus de ralis tem de ser suficientemente versátil para se comportar sem problemas numa vasta gama de condições, aguentando as cargas exigidas pelas mais difíceis curvas do mundo.

PneusWRC215

Ao criar pneus que aguentem o stress de vários obstáculos durante a época do campeonato do mundo de ralis os engenheiros da Michelin mostram que aprenderam muito com a experiência e lições no terreno.

Segundo Mark Lowe, depende muito das condições atmosféricas: “Se o piso está brilhante com bastante água retida é preciso um pneu com cortes profundos, e essas condições de piso melhor favorecem um composto mais macio”.

“Em testes temos de perceber o que acontece quando se utiliza os compostos errados nas circunstâncias erradas – isso é importante, porque em algumas classificativas mais longas pode-se enfrentar condições muito variáveis”, observa o engenheiro da M-Sport.

“Se for um rali em piso seco podemos optar por utilizar uma mistura de pneus duros e macios – é por isso que temos de reunir o máximo de informação possível durante os testes, de forma a que durante o rali possamos ter o melhor acerto possível do carro”, explica Lowe.

O vídeo ajuda a perceber o que faz a Michelin para produzir os melhores pneus para o WRC.

Em destaque

Subir