Mundo

Comissão eleitoral das Maldivas confirma vitória do candidato da oposição

A comissão eleitoral das Maldivas confirmou hoje os resultados das eleições gerais do último domingo, em que o líder da oposição, Ibrahim Mohamed Solih, derrotou o atual presidente, Abdulla Yameen.

Yameen, do Partido Progressista das Maldivas (PPM), obteve 98.052 votos (41 por cento do total), enquanto Solih, do Partido Democrático das Maldivas (MDP), ganhou com 134.705 votos (58 por cento), disse o presidente da comissão eleitoral, Ahmed Shareef.

Segundo disse Shareef em conferência de imprensa, em Malé, o anúncio dos resultados oficiais foi adiado porque tiveram de analisar “as poucas queixas sobre a eleição”.

“Anunciamos agora os resultados oficiais depois de o departamento ter decidido que as reclamações não afetariam os resultados de forma alguma”, disse.

Os resultados são consistentes com os dados provisórios anunciados pela comissão eleitoral na segunda-feira, que revelavam um apoio de 58,3 por cento para Solih e de 41,5 por cento para Yameen.

A liderança de Yameen foi marcada por crises institucionais graves, a última delas em fevereiro passado, quando o Supremo Tribunal anulou a condenação de opositores do regime e reabilitou o cargo de 12 deputados da oposição.

Yameen respondeu, declarando o estado de emergência e iniciando um período de repressão, que levou a União Europeia a adotar sanções contra o país.

As Maldivas são um arquipélago, no Oceano Índico, com cerca de 400 mil habitantes, dos quais 260 mil eleitores.

Em destaque

Subir