Tecnologia

Comboios do serviço Alfa Pendular vão ter acesso à internet sem fios a partir de 2013

alfa pendularA internet sem fios vai estar disponível em todas as carruagens dos comboios Alfa Pendular. A experiência realizada pela CP em duas carruagens foi positiva e a empresa quer alargar o ‘wi-fi’ a toda a frota do serviço Alfa, num investimento a rondar os 100 mil euros.

Os dez comboios da CP que asseguram o serviço Alfa Pendular vão ser dotados de equipamento de internet sem fios (‘wi-fi’) para que o sinal chegue a todas as carruagens. Para cumprir este objetivo, ainda este ano ou no início do próximo, a empresa esteve a realizar testes em duas carruagens, num investimento a rondar os 100 mil euros.

O principal problema será a distribuição do serviço, pois os encargos orçamentados superam quatro vezes o estimado. A CP realizou uma consulta pública, no início deste ano, com um valor base de 120 mil euros, mas quer a PT, quer a Zon apresentaram propostas a rondar os 500 mil euros pelos três anos de serviço (a Optimus e a Vodafone não responderam). A empresa avalia a fatura mensal das comunicações de dados móveis em 1800 euros.

Sem divulgar qual vai ser o fornecedor do serviço ‘wi-fi’, a CP adiantou que os testes demonstraram não haver diferenças assinaláveis, quanto à cobertura e velocidade, entre os vários operadores. Posteriormente, a internet sem fios poderá ser também disponibilizada no serviço Intercidades, mas ainda não há um calendário definido.

Em destaque

Subir