Tecnologia

Marte: Robô Curiosity descobre objeto estranho e NASA suspende exploração

marte 1Especialistas acreditam que pode tratar-se de uma peça do próprio robô. Até terem certezas, exploração do Planeta Vermelho está suspensa.

O robô Curiosity, aparelho que a NASA fez aterrar em Marte no passado mês de agosto, descobriu algo que está a intrigar os cientistas. Esta semana, numa altura em que recolhia amostras do solo do Planeta Vermelho, foi encontrada uma “peça brilhante”, que os cientistas acreditam que possa ser metal.

Embora não haja para já qualquer certeza, os responsáveis da agência espacial norte-americana colocam a hipótese de ser alguma parte do próprio robô que se terá desintegrado.

Assim, e por uma questão de segurança, a exploração do solo de Marte fica para já suspensa. Esta semana, o Curiosity irá enviar mais imagens sobre a peça para a Terra.

O robô está no Planeta Vermelho desde agosto, depois de ter sido lançado da Terra em novembro de 2011. Durante dois anos, o principal objetivo é recolher o máximo de informações possível sobre o solo de Marte, sobretudo no sentido de encontrar elementos que possam eventualmente provar a existência de vida.

Esta não é a primeira descoberta que desperta a atenção dos cientistas. Em setembro, o Curiosity encontrou uma rocha de tamanho considerável, em forma de pirâmide, que ficou imediatamente batizada como Jake Matijevic, engenheiro falecido no passado mês de agosto que teve um papel importante no desenvolvimento de robôs (saiba mais aqui).

Entretanto, ainda no campo espacial, a cápsula Dragon já está a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS), naquela que é a segunda missão privada da história. A bordo do foguetão Falcon 9, a mesma foi lançada na madrugada da passada segunda-feira, da Florida, EUA, e deve chegar à ISS esta quarta-feira (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir