Nas Notícias

Com vídeo: Louçã critica reportagem de Rodrigues dos Santos sobre os gregos

socrates jr santos 400 Francisco Louçã criticou no Facebook a reportagem de Rodrigues dos Santos na Grécia, para a RTP, onde o jornalista falou de “paralíticos” gregos, que tinham falsas declarações médicas para obter subsídios. Veja a reportagem, a crítica de José Manuel Pureza e a visão de Francisco Louçã.

“José Manuel Pureza a falar claro, porque há uma diferença entre jornalismo e opinião. E, na opinião, há uma diferença entre argumento e preconceito”, escreveu Francisco Louçã no seu espaço no Facebook, onde partilhou também um artigo com o título: “Reportagem da RTP ‘insultou o povo grego’”.

Em causa estava uma reportagem de José Rodrigues dos Santos, enviado especial à Grécia para acompanhar a eleição que viria a terminar na vitória do Syriza.

Rodrigues dos Santos abordava a corrupção na Grécia e deu como exemplo cidadãos gregos que pagavam aos médicos para lhe rubricarem uma declaração médica, afim de “obter um subsidiozinho”.

O professor José Manuel Pureza, convidado pela mesma RTP para comentar as eleições naquele país, fez duras críticas a Rodrigues dos Santos. E lembrou que houve alemães condenados por corrupção, no caso dos submarinos, mas que isso não é suficiente para considerar que todos os alemães são corruptos.

A reportagem de Rodrigues dos Santos foi polémica e gerou uma onda de críticas – Francisco Louçã emitiu uma opinião negativa e elogiou a reação de José Manuel Pureza.

Recorde os dois vídeos. A reportagem da RTP:

E a resposta de Pureza. “Quem foi preso por corrupção na questão dos submarinos foram cidadãos alemães. Desafio quem quer que seja que os alemães são uns paralíticos que procuram um subsídio. Serviço público é outra coisa”, acusou.

Este não é o primeiro caso em que o jornalista José Rodrigues dos Santos é notícia. Recentemente, durante o comentário político que José Sócrates assinava na RTP, o jornalista reagiu a uma opinião de Sócrates, apelidando-a de “insulto”.

Em destaque

Subir