Mundo

Colômbia: Escadas rolantes com quase 400 metros instaladas em favela (vídeo)

escadas_rolantes_colombia_1À primeira vista parece que estamos num centro comercial, mas não, trata-se da favela colombiana ‘Comuna 13’. Habitantes não têm agora de cansar o físico na subida íngreme.

É de facto um contraste da região de Medellín. De uma vista, casas degradadas e quase a cair. De outra, umas escadas rolantes com quase 400 metros, 384 mais especificamente.

Os habitantes da ‘Comuna 13’, uma das favelas da cidade de Medellín, na Colômbia, têm agora a vida bastante mais facilitada. Um caminho que demorava quase meia hora a percorrer, íngreme, entre casas de vizinhos e labirintos até perigosos, demora agora apenas uns cinco minutos. Tempo esse que pode ser passado calmamente parado em cima das escadas rolantes e que até dá para apreciar a vista sobre a cidade.

Os moradores falam “num sonho realizado”. Já a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano da cidade afirma que o novo ‘transporte’ vai facilitar em muito o dia a dia dos habitantes.

As novas escadas rolantes não foram claro instaladas numa parte só. Pelo labirinto de casas, sempre que é preciso descer ou subir, os degraus foram retirados e tudo é agora mais fácil. Necessidade prioritária ou não, certo é que o projeto tem dado para os habitantes se divertirem, no mínimo.

O investimento ultrapassou os cinco milhões de euros.

Veja aqui as imagens.

Em destaque

Subir