TV

Colecionador manda vir tanque de guerra do eBay e encontra 2,4 milhões em ouro no interior

Um colecionador de peças militares ganhou um ‘jackpot’ ao comprar um tanque de guerra pelo eBay. A viatura veio sem combustível, mas o depósito não estava vazio: tinha ouro, cinco barras de ouro, avaliadas em cerca de 2,4 milhões de euros.

Contemos a história pelo princípio. Nick Mead, de 55 anos, coleciona peças militares e encontrou num eBay um tanque de guerra. Tratava-se de um T54/69, um veículo de fabrico russo que terá sido utilizado por soldados iraquianos na Guerra do Golfo, em 1991.

 

Com uma licitação a rondar os 35 mil euros, o colecionador mandou vir o tanque, que levou até à oficina do amigo (e mecânico) Todd Chamberlain.

Ao desmontarem o veículo militar, para confirmar que não restavam vestígios de material explosivo, constataram que o depósito estava pesado… mas não tinha combustível.

No interior estavam cinco barras de ouro, cada qual com um peso a rondar os cinco quilos.

Numa primeira estimativa, Mead e Chamberlain calcularam que teriam cerca de dois milhões de euros nas mãos. A avaliação formal deu um resultado ainda mais positivo: o ouro vale cerca de 2,4 milhões.

Resta agora saber com quanto vai ficar este colecionador, pois teve de entregar o achado às autoridades. “Não é que pudesse ir a uma casa de penhores vendê-lo”, ironizou.

 

Em destaque

Subir