Insólito

Coelho na orelha de Nelson Mandela obriga a ‘operar’ a estátua

coelho mandela 210coelho mandelaA orelha da escultura de Nelson Mandela é a toca de um coelho. Os autores do monumento, dois holandeses, terão esculpido um coelho na orelha de ‘Madiba’ como ‘assinatura’ ou protesto. Um gesto que não caiu bem na África do Sul…

A toca de um coelho, na África do Sul, é a orelha de Nelson Mandela. A gigantesca estátua – nove metros – de homenagem ao antigo Presidente, em Pretória, tem, na orelha, um roedor que ocupa cerca de metade do canal auditivo. As autoridades exigem agora a remoção do coelho, pelo que a estátua terá de ser ‘operada’.

“O coelho não pertence à estátua, a qual representa o que todos na África do Sul somos orgulhosos em ter”, salientou Mogomotsi Mogodiri, porta-voz do Ministério de Arte e Cultura. Em comunicado, o mesmo Ministério salienta que as autoridades estão a programar a ‘cirurgia’ para remover o coelho “mantendo a integridade da escultura, sem causar nenhum dano ou desfigurá-la”.

A maioria dos jornais sul-africanos salienta que o coelho na orelha é uma ‘assinatura’ de Andre Prinsloo e Ruhan Janse van Vuuren, os dois holandeses autores da homenagem a ‘Madiba’. Tendo sido proibidos de assinar a estátua, os escultores terão deixado uma marca pessoal dentro da orelha do gigantesco Nelson Mandela.

Só que também há quem considere o gesto como um protesto. A estátua foi esculpida logo após a morte de Nelson Mandela, em dezembro do ano passado, e a dupla holandesa terá sido fortemente pressionada para acabar o trabalho logo que possível. “Haas”, a palavra holandesa para coelho, pode também ser interpretada como “pressa”, refere o Beeld.

Em destaque

Subir