Economia

CMVM: “Existem sinais de maior confiança dos mercados em relação à economia portuguesa”

dinheiro caixaO relatório de dezembro da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários refere que os “mercados relevantes” voltam a olhar com atenção para a economia portuguesa, demonstrando, “de uma forma geral, sinais de uma maior confiança”.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no relatório deste mês, salienta que os mercados, em especial os “relevantes”, voltam a dar atenção à economia portuguesa. Apesar das dificuldades que se avizinham para 2013, resumidas pelo primeiro-ministro na recente mensagem natalícia, o regulador da bolsa nacional sublinhou que os “sinais” demonstrados pelos investidores são de “maior confiança”.

“De uma forma geral, existem sinais de uma maior confiança dos mercados relevantes em relação à situação da economia portuguesa, quando comparado com o estudo divulgado no outono”, consta no relatório de dezembro, que realça ainda “a descida continuada nas taxas de juro exigidas na emissão de dívida pública de curto prazo”.

“Sinais” que surgem apesar da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico esperar uma contração de 1,8 por cento em 2013, bem superior ao um por cento estimado pelo Governo.

Fica, porém, um alerta para os baixos níveis de liquidez do mercado nacional e para a queda nos lucros das principais empresas cotadas em bolsa. O nível, “muito baixo”, continua bem longe de regressar aos valores praticados antes da crise financeira de 2008.

Em destaque

Subir