Nas Notícias

Circula uma petição pela demissão do ministro da Cultura, João Soares

joao soaresA demissão do presidente do Centro Cultural de Belém na praça pública, “sem razão aceitável”, esteve na origem da petição “para a demissão do ministro da Cultura João Soares”. Mais de 6350 pessoas já subscreveram esta petição endereçada ao primeiro-ministro.

“Arrogante”, “pobre de espírito”, “prepotente”… Uma rápida leitura aos comentários da petição permite constatar o desagrado pela forma como João Soares lidou com o processo de António Lamas, exonerado pelo ministro da Cultura da presidência do Centro Cultural de Belém.

A forma como o caso ‘aconteceu’ na praça pública, assim como o facto da decisão ter sido tomada por João Soares “sem dar uma razão aceitável ao povo português”, levou alguns cidadãos a criarem uma petição pela demissão “urgente” do governante.

“Esta petição tem como objetivo o pedido de demissão do ministro da Cultura João Soares após ter demitido António Lamas do seu cargo de presidente do Centro Cultural de Belém, no dia 29 de Fevereiro de 2016, sem dar uma razão aceitável ao povo português. O Centro Cultural de Belém é uma instituicão pública e nós, como Portugueses, não aceitamos a hipótese de o maior centro cultural de Portugal ser usado para interesses próprios”, diz o texto da petição.

Endereçado ao primeiro-ministro, o documento apela a António Costa “que peça a urgente demissão do seu ministro da Cultura João Soares em nome de mais prósperas entidades culturais no nosso país”.

Mais de 6350 pessoas já assinaram a petição, disponível na internet, quando bastavam 4000 para fazer subir o documento ao plenário da Assembleia da República.

Recorde-se que João Soares exonerou António Lamas na segunda-feira, após na sexta-feira ter ameaçado que o faria se o então presidente do Centro Cultural de Belém não se demitisse por iniciativa própria.

Elísio Summavielle é o novo presidente do Centro Cultural de Belém.

Em destaque

Subir